terça-feira, 8 de setembro de 2009
Estação de trem se tornará Centro Cultural
A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Obras do Município de Granja, estão esperando somente uma posição do Ministério do Planejamento o qual efetuará a transferência de todos os prédios e estruturas da Velha estação ferroviária e da ponte metálica,para o município.
Todo este patrimônio foi erguido por determinação de Sua Alteza D. Pedro II que, penalizado com o quadro de calamidade que se abateu sobre a Província do Ceará, mandou que construíssem a Estrada de Ferro de Sobral, que partia da vizinha cidade de Camocim, passava por Granja, Martinópole, Uruoca, Senador Sá e Massapê chegando até a florescente cidade de Sobral. Esta estrada foi iniciada sua construção em 1877, ano de terrível seca.
Em meados de julho deste ano esteve nesta cidade o técnico da SPU (SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO) Carlos Roberto Nevares, que disse que está sendo feito o inventário de todo o acervo imobiliário da extinta RVC, (REDE DE VIAÇÃO CEARENSE), todavia, devido ao considerado número de de prédios e a complexidade de alguns, o Governo Federal optou pela contratação de uma empresa especializada para a elaboração do relatório.
O responsável pelo acompanhamento dos registros, o engenheiro Nevares, acrescentou ainda que o Iphan já mapeou as estações ferroviárias consideradas de relevância histórica para o Estado. Com o mapeamento, haverá condições de conhecer a situação de cada uma dessas estações de trem, as precariedades, quais delas já funcionam como centros culturais e as propostas viáveis para cada uma delas.
A Prefeitura de Granja irá lutar para que nossa antiga estação, bem como a ponte metálica,principal cartão postal de Granja possam entrar neste mapeamento, para que só assim este conjunto arquitetônico de riqíssimo valor cultural seja reformado e valorizado por todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário